CHAPADA DIAMANTINA: Fazenda Pratinha ūüŹěÔłŹ

Atualizado: 2 de nov. de 2020

Tudo


bem pessoal ? Nesse mais novo post aqui do blog venho trazer uma série de atrativos turísticos da chapada diamantina que fui recentemente.






A fazenda pratinha fica localizada no município de Iraquara (Gruta de Mel em tupi guarani) que é conhecida como cidade das grutas e fica a 75km de Lençóis, próximo a a Gruta da Lapa Doce e a Cachoeira do Mosquito.



A √°rea foi um dos primeiros cart√Ķes postais da chapada diamantina a reabrir com r√≠gidos protocolos de seguran√ßa por conta da situa√ß√£o atual e j√° est√° atualmente recebendo turistas.



O local se trata de um complexo que é amplamente conhecido pelo Brasil como oásis do sertão, com suas águas límpidas e que foram classificadas como uma das mais claras do mundo.



Apesar da pratinha ter uma área bem extensa, é possível aproveitar de todos os seus atrativos em um dia. O ideal é chegar bem cedo para poder aproveitar bem

tudo que o local tem a oferecer.


A entrada da pratinha custa 50 reais por pessoa e ficam isentas crianças de até 10 anos.


A pratinha oferece a área de banho nessa água incrivelmente azul e cristalina, tirolesa, flutuação na gruta da pratinha, pacote de fotos aquáticas, visita a gruta azul, restaurante e também hospedagem na pousada recanto do major.




√Č obrigat√≥rio o uso de mascara menos para refei√ß√Ķes, banho e flutua√ß√£o. Todos os equipamentos usados nos passeios s√£o higienizados e o fornecimento de √°lcool e gel √© constante na √°rea.





Na nossa estadia, ficamos 1 dia e meio e conseguimos aproveitar bem cada local, ficamos hospedados direto na pousada recanto do major que conta com 3 tipos de quartos, o individual, duplo e triplo.





A hospedagem é boa, os quartos contam com TV, frigobar e ar-condicionado, o chuveiro é aquecido e a área fornece wifi. Com a hospedagem você não precisa pagar a taxa de entrada

que te da direito a visitar os atrativos da pratinha, j√° vai tudo incluso.


Ao entrar na pratinha, o visitante tem uma vis√£o geral atrav√©s de um v√≠deo guia mostrando todos os atrativos e as recomenda√ß√Ķes.


A hospedagem te da direito ao café da manhã que tem uma boa variedade e gostamos bastante.




O primeiro atrativo que visitamos foi a tirolesa, custa 20 reais para ir e vale a pena como uma forma boa de cair de vez nas aguas cristalinas. A tirolesa tem aproximadamente 85 metros de

distancia e é um bom pedido para iniciar os passeios.




Da tirolesa, fomos direto fazer as fotos subaquaticas, o pacote custa 90 reais e eles contam com o fotografo ja com equipamentos de qualidade para fazer fotos meia √°gua. As fotos s√£o ent√£o

fornecidas em JPEG pelo celular mesmo.



Como levei uma gopro, também tentei praticar esse tipo de fotografia rsrs.





Ap√≥s as fotos, fomos direto na gruta da pratinha para o passeio de flutua√ß√£o, ele custa 70 reais por pessoa , o pessoal fornece mascaras de mergulho, snorkel, p√©s de pato , coletes e lanterna. O passeio conta com guia e entramos na caverna cerca de 150 metros considerando ida e volta. A experi√™ncia √© bem diferente dos outros atrativos da pratinha e na volta voc√™ tem uma das vis√Ķes mais bonitas do passeio inteiro que √© a vista das √°guas l√≠mpidas repletas de peixes, parece cen√°rio de filme!


Assim que terminamos o passeio, fomos direto para o almoço. La existe uma boa variedade de pratos bem no estilo de comida caseira e aceitam cartão de credito.


Após o almoço fomos descansar um pouco e visitar a gruta azul.





O melhor horário para ir na gruta azul é entre as 14 e 15horas pois é a hora que o sol tem a maior incidência na água, ressaltando as cores da gruta. O acesso é por uma trilha curta de 200

metros logo depois do ateliê do João de Barro que vale a pena conhecer no caminho. Nessa gruta o banho não é permitido então é mais para contemplar mesmo.


No fim do dia ficamos descansando e ainda aproveitei para praticar a astrofotografia com as águas límpidas na composição, que resultou em um verdadeiro espetáculo rsrs.




A pratinha em si é uma área muito boa por fornecer muitos atrativos em um só lugar, tem a própria hospedagem e além dos passeios que fomos, fornece equipamentos para praticar standup, pedalinhos no rio , kaiak , pratinha e tem uma área de massagem.




Por ficar bem próximo de lençóis, cachoeira do mosquito e principalmente da gruta da lapa doce, vale demais a pena incluir em seu roteiro na região, é um passeio muito bom para

descansar e aproveitar a natureza.



Iai gostou da mat√©ria ? Se inscreva no canal, me segue no instagram e sempre vou estar postando um conte√ļdo de qualidade tamb√©m aqui no site.


Um grande abraço, tudo de melhor sempre até mais pessoal!

158 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo