top of page

CHAPADA DIAMANTINA: Fazenda Pratinha 🏞️

Atualizado: 2 de nov. de 2020

Tudo


bem pessoal ? Nesse mais novo post aqui do blog venho trazer uma série de atrativos turísticos da chapada diamantina que fui recentemente.






A fazenda pratinha fica localizada no município de Iraquara (Gruta de Mel em tupi guarani) que é conhecida como cidade das grutas e fica a 75km de Lençóis, próximo a a Gruta da Lapa Doce e a Cachoeira do Mosquito.



A área foi um dos primeiros cartões postais da chapada diamantina a reabrir com rígidos protocolos de segurança por conta da situação atual e já está atualmente recebendo turistas.



O local se trata de um complexo que é amplamente conhecido pelo Brasil como oásis do sertão, com suas águas límpidas e que foram classificadas como uma das mais claras do mundo.



Apesar da pratinha ter uma área bem extensa, é possível aproveitar de todos os seus atrativos em um dia. O ideal é chegar bem cedo para poder aproveitar bem

tudo que o local tem a oferecer.


A entrada da pratinha custa 50 reais por pessoa e ficam isentas crianças de até 10 anos.


A pratinha oferece a área de banho nessa água incrivelmente azul e cristalina, tirolesa, flutuação na gruta da pratinha, pacote de fotos aquáticas, visita a gruta azul, restaurante e também hospedagem na pousada recanto do major.




É obrigatório o uso de mascara menos para refeições, banho e flutuação. Todos os equipamentos usados nos passeios são higienizados e o fornecimento de álcool e gel é constante na área.





Na nossa estadia, ficamos 1 dia e meio e conseguimos aproveitar bem cada local, ficamos hospedados direto na pousada recanto do major que conta com 3 tipos de quartos, o individual, duplo e triplo.





A hospedagem é boa, os quartos contam com TV, frigobar e ar-condicionado, o chuveiro é aquecido e a área fornece wifi. Com a hospedagem você não precisa pagar a taxa de entrada

que te da direito a visitar os atrativos da pratinha, já vai tudo incluso.


Ao entrar na pratinha, o visitante tem uma visão geral através de um vídeo guia mostrando todos os atrativos e as recomendações.


A hospedagem te da direito ao café da manhã que tem uma boa variedade e gostamos bastante.




O primeiro atrativo que visitamos foi a tirolesa, custa 20 reais para ir e vale a pena como uma forma boa de cair de vez nas aguas cristalinas. A tirolesa tem aproximadamente 85 metros de

distancia e é um bom pedido para iniciar os passeios.




Da tirolesa, fomos direto fazer as fotos subaquaticas, o pacote custa 90 reais e eles contam com o fotografo ja com equipamentos de qualidade para fazer fotos meia água. As fotos são então

fornecidas em JPEG pelo celular mesmo.



Como levei uma gopro, também tentei praticar esse tipo de fotografia rsrs.





Após as fotos, fomos direto na gruta da pratinha para o passeio de flutuação, ele custa 70 reais por pessoa , o pessoal fornece mascaras de mergulho, snorkel, pés de pato , coletes e lanterna. O passeio conta com guia e entramos na caverna cerca de 150 metros considerando ida e volta. A experiência é bem diferente dos outros atrativos da pratinha e na volta você tem uma das visões mais bonitas do passeio inteiro que é a vista das águas límpidas repletas de peixes, parece cenário de filme!


Assim que terminamos o passeio, fomos direto para o almoço. La existe uma boa variedade de pratos bem no estilo de comida caseira e aceitam cartão de credito.


Após o almoço fomos descansar um pouco e visitar a gruta azul.





O melhor horário para ir na gruta azul é entre as 14 e 15horas pois é a hora que o sol tem a maior incidência na água, ressaltando as cores da gruta. O acesso é por uma trilha curta de 200

metros logo depois do ateliê do João de Barro que vale a pena conhecer no caminho. Nessa gruta o banho não é permitido então é mais para contemplar mesmo.


No fim do dia ficamos descansando e ainda aproveitei para praticar a astrofotografia com as águas límpidas na composição, que resultou em um verdadeiro espetáculo rsrs.




A pratinha em si é uma área muito boa por fornecer muitos atrativos em um só lugar, tem a própria hospedagem e além dos passeios que fomos, fornece equipamentos para praticar standup, pedalinhos no rio , kaiak , pratinha e tem uma área de massagem.




Por ficar bem próximo de lençóis, cachoeira do mosquito e principalmente da gruta da lapa doce, vale demais a pena incluir em seu roteiro na região, é um passeio muito bom para

descansar e aproveitar a natureza.



Iai gostou da matéria ? Se inscreva no canal, me segue no instagram e sempre vou estar postando um conteúdo de qualidade também aqui no site.


Um grande abraço, tudo de melhor sempre até mais pessoal!

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page