CHAPADA DIAMANTINA: Gruta da Lapa Doce 🏞️
Como vão vocês?
Hoje vamos falar do segundo destino dessa viagem para a Chapada Diamantina feita em Outubro 2020 seguindo os protocolos de reabertura de turismo da região.

Seguindo a viagem da Fazenda Pratinha, fomos direto para a Gruta da Lapa Doce também em Iraquara, eu já tinha visto informações de lá varias vezes mas nunca tive a oportunidade de conhecer. Dessa vez foi diferente rsrs.
Localizada a 25 minutos de distancia de carro da Fazenda Pratinha, a Gruta da Lapa Doce conta com restaurante , guias qualificados e protocolos de segurança.

Estávamos famintos então fomos direto para o restaurante que por sinal é muito bom, tem uma boa variedade de comidas e funciona por kilo, vale bastante a pena.

La conhecemos a Claudia, uma das responsáveis pelo atrativo e uma pessoa muito carismática, simpática e que fez questão de nos explicar todos os detalhes das Grutas.

O interesse crescente de pesquisadores em espeleologia, na região, deve-se ao grande número de grutas existentes na Chapada Diamantina ainda sem conhecer, catalogar ou explorar, adequadamente.
Na Bahia, encontra-se o maior sistema hidrológico subterrâneo identificado no País e talvez no mundo.
Existem mais de 130 grutas mapeadas e cadastradas só nos municípios de Seabra, Palmeiras e Iraquara.
Atualmente, apenas cinco, dentre essas grutas, são exploradas turisticamente: Lapa Doce l, Torrinha, Pratinha, Gruta Azul, e a Gruta do Lapão, em Lençóis, esta última esculpida em arenitos.

Existem duas formas para descer e acessar a gruta, a primeira mais calma, através de uma caminhada de aproximadamente 30 minutos, ou a que escolhemos, uma descida de rapel que resulta diretamente na entrada da Gruta.

Seja qual for a sua escolha, você vai acompanhado de um guia profissional o tempo todo e que vai te informando sobre a historia da região e as curiosidades do lugar.

O rapel custa 100 reais por pessoa e para o guia na caverna é de 30 reais por pessoa.

O rapel é emocionante e para nos 2 que temos um medo de altura, foi um verdadeiro desafio.
Ao finalizar o rapel, encontramos com nossos amigos para continuar a trilha gruta adentro.

Diferente do que muitas pessoas podem imaginar de uma gruta, a lapa doce é incrivelmente espaçosa e bem arejada. Ela da uma sensação de grandiosidade enorme com seus salões com até 60 metros de largura e sua entrada de mais de 70 metros de altura.

Na gruta, é possível ver formações de stalagmites, stalagtites , e varias outras formações geológicas. É um verdadeiro espetáculo.

Durante a caminhada, em determinado momento paramos para ficar no silencio e escuro absoluto por alguns minutos, algo bem difícil de acontecer nos nossos cotidianos bem agitados. A trilha é bem tranquila, a caverna bem arejada e portanto sem muito cansaço.

A parte mais desafiadora é bem no final, onde é preciso fazer uma pequena escalada para sair da gruta, mas nada muito cansativo.
Como fomos no período da tarde, já saímos da caverna anoitecendo e de lá fomos direto para Lençóis continuar nossa viagem.
Iai curtiu a matéria ? Se quiser mais detalhes fica de olho no youtube pois deixei lá um guia em forma de vídeo completinho falando mais detalhes desse passeio.
Um grande abraço, tudo de melhor sempre e até mais.